Em setembro, a rubrica “Imagem por Imagem (Cinema de Animação)” incide no trabalho de Paulo d’Alva, que marcará presença na Cinemateca para apresentar a sessão.

A proposta para setembro para “Imagem por Imagem (Cinema de Animação)” baseia-se num programa bastante completo da obra de um cineasta português que tem vindo a afirmar a enorme valia da sua obra. Todos os filmes são primeiras exibições na Cinemateca. Paulo d’Alva estará na Cinemateca a apresentar a sessão.

Paulo d’Alva é licenciado em artes plásticas pela ESAP, a Escola Superior Artística do Porto e mestre em ensino das artes visuais pela Universidade de Aveiro. Começou a trabalhar em animação nas produções do Cineclube de Avanca, estreando o seu primeiro trabalho a solo em 1998 – “A Noite Cheirava Mal” participa em mais de uma centena de festivais em todo o mundo conquistando mais de uma dezena de prémios.

É membro fundador da associação cinematográfica de Ovar, Panorâmica, onde foi responsável pelo ateliê de animação, atividade que exerce regularmente. Realizou ainda spots publicitários, pequenas animações para televisão e vídeos pedagógicos de animação, numa obra integralmente produzida fora dos grandes centros, e que, de uma forma ou de outra, reflete também a sua regionalidade. O seu último trabalho, “Fim de Linha”, está neste momento a participar no circuito dos festivais internacionais, tendo sido já várias vezes premiado.