“The Vietnam War” é uma nova série televisiva realizada por Ken Burns e Lynn Novick e a 15 de setembro serão editadas duas bandas sonoras para acompanhar a estreia da série.

“The Vietnam War – Original Score by Trent Reznor & Atticus Ross” contém 90 minutos de música original, disponível num duplo CD e num triplo LP, escrita e gravada por Trent Reznor (Nine Inch Nails) e Atticus Ross, ambos compositores premiados nos Óscares. Simultaneamente, o duplo CD “The Vietnam War – The Soundtrack” contém muitas das canções icónicas que representam a época que a série aborda, incluindo 38 temas escolhidos a partir dos 120 que se ouvem nesta produção. A banda sonora inclui: The Beatles, Crosby, Stills, Nash & Young, Rolling Stones, Bob Dylan, Jimi Hendrix, Buffalo Springfield, Simon & Garfunkel, Janis Joplin, Phil Ochs, TheTemptations, Barry McGuire, The Byrds, Otis Redding, The Animals, Santana, Marvin Gaye, Nina Simone, Booker T and the M.Gs, Pete Seeger, entre outros.

“A época da Guerra do Vietname produziu alguma da melhor e mais importante música alguma vez gravada. Somos gratos que tantos artistas dessa época tenham querido fazer parte da série e da banda sonora. Somos igualmente sortudos por ter a honra tremenda de poder trabalhar com Trent e Atticus. A sua banda sonora original complementa de forma perfeita as música que se ouvem de tempos a tempos. E estamos muito entusiasmados que o público tenha a oportunidade de ter a banda sonora, juntamente com alguma da melhor música da série”, afirmaram Ken Burns e Lynn Novick num comunicado conjunto.

Através de uma narrativa imersiva, Burns e Novick contam a história épica da Guerra do Vietname como nunca foi contada até hoje. “TheVietnam War” conta com testemunhos de quase 80 testemunhas, incluindo muitos americanos que lutaram na guerra e outros que se opuseram ao conflito, bem como combatentes vietnamitas e civis de ambos os lados da guerra.

“Estamos incrivelmente gratos por podermos participar neste projeto. Com ‘The Vietnam War’, o Ken, a Lynn e a Sarah criaram algo de uma importância vital. Ser uma testemunha do seu processo foi imensamente inspirador”. “Inicialmente, a grande escala deste projeto, combinada com a magnitude do assunto, foi um pouco assustadora para nós, mas o nível de compromisso, cuidado e reverência que eles demonstraram tornou a experiência profundamente satisfatória a vários níveis”, disse Trent Reznor e Atticus Ross num comunicado conjunto.

Acompanhando a série, será editado um livro escrito por Geoffrey C. Ward, com introdução de Ken Burns e Lynn Novick, sendo publicado por Alfred A. Knopft, editor de longa data de Burns.

“The Vietnam War” estará disponível em Blu-ray e DVD a partir de 19 de setembro em shopPBS.org. O DVD e Blu-ray incluem 45 minutos de extras com dois segmentos especiais sobre a vida atual de dois participantes do programa, bem como cenas que não foram incluídas na série. “The Vietnam War” estará também disponível para download.