Rão Kyao vai apresentar ao vivo um espetáculo cuja missão é reunir o Ocidente e o Oriente. O concerto acontece a 3 de abril no Teatro Tivoli BBVA.

Rão Kyao é considerado um dos embaixadores da música portuguesa e mestre da Flauta de Bambu. Como tal, o músico trará a uma das mais emblemáticas salas portuguesas “Fado Nascente”. Assim, leva a palco um quinteto comporto por flautas, viola, guitarra, teclados e percussão.

“Fado Nascente” nasce do convite feito pela Associação de Cultura e Arte Nacional Chinesa, no âmbito do 20.º aniversário da transferência de Macau para a China. O desafio pretendia a composição de um bailado inspirado na obra de Henrique de Senna Fernandes, “A Trança Feiticeira”. Esta peça conta a história de um amor proibido na sociedade macaense durante a década de 30 do século XX.

Embalado por este espírito, Rão Kyao levou mais longe a sua missão de reunir o Ocidente e o Oriente, através da flauta de Bambu e a ligação rítmica ao Norte de África «virada a nascente», suporte para uma melopeia sublinhada pela sua flauta.

Desde o princípio da sua carreira que então tem posto ênfase na ligação íntima entre o seu instrumento de eleição, a Flauta de Bambu (Bansuri) e a voz humana. O seu estudo da Música Clássica Indiana reforçou sempre esta junção que lhe é tão cara. Tudo isto está presente na sua interpretação fadista, iniciada nos anos 80, na qual constam os grande sucessos editados “Fado Bailado”, “Viva o Fado”, “Fado Virado a Nascente” e “Em ’Cantado”, assim como um grande número de composições e arranjos para Amália Rodrigues, Manuel de Almeida, e tantos outros fadistas.

O espetáculo tem então início marcado para as 21h30. Os preços estão disponíveis nos locais habituais e na Bilheteira do Teatro Tivoli BBVA. O preço dos ingressos varia entre os 13€ e os 25€.

COMPRAR BILHETES

Comentários