Os Sensible Soccers vão passar pela Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão com um filme-concerto no próximo dia 14 de outubro.

Depois de um verão intenso com muitos concertos, em Portugal, Madeira, Açores, Reino Unido, Barcelona, Valência, Madrid e Santiago de Compostela. Os Sensible Soccers são desafiados pelo Close-Up, Observatório de Cinema da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, a musicar o filme “O Homem da Câmara de Filmar”, do realizador russo Dziga Vertov.

Assim, no dia 14 de outubro, às 21h30, os Sensible Soccers irão apresentar ao vivo uma proposta para a banda sonora do filme lançado em 1929. Durante 65 minutos poderemos ver “O Homem da Câmara de Filmar”, acompanhado pela música dos Sensible Soccers, boa parte dela original e inédita.

Sobre o filme:

O Homem da Câmara de Filmar é um autêntico manifesto de Dziga Vertov, o realizador mais radical e futurista da vanguarda soviética dos anos 20. Cinema de montagem, que recusa a trama narrativa, o actor e os intertítulos, cinema da “câmara-olho” (kino-glaz), mais perfeita do que o olho humano.

De ressaltar as contribuições de Mikhail Kaufman na fotografia e de Elizaveta Svilova, mulher de Vertov, na montagem. Um “filme ‘ao contrário’, com uma expressão fabulosamente ritmada”, na opinião de Jean Rouch, para quem Dziga Vertov “era antes de mais nada um poeta, o documentarista das festas revolucionárias”, que acabou por ser “rejeitado pela sua sociedade.” [Cinemateca Portuguesa]

Comentários