A Orquestra Jazz de Matosinhos prepara-se para dar um cine-concerto a propósito do centenário do naufrágio do “Veronese”.

Tendo como ponto de partida um filme histórico com imagens do trágico naufrágio do paquete Veronese, ocorrido ao 1913 na costa da Praia da Boa Nova, o cine-concerto da Orquestra Jazz de Matosinhos – estreado em 2013, aquando do centenário da tragédia – volta a ser apresentado ao vivo no próximo dia 28 de julho, às 22h00, na Praça Guilhermina Suggia, em Matosinhos.

“O Naufrágio do Veronese” mostra de modo épico o socorro e resgate dos náufragos do navio inglês. Luís Tinoco compôs “Costa Muda”, a peça que serve de banda-sonora a uma das primeiras produções da Invicta Film.

Mas há mais. Para marcar o centenário da tragédia, os realizadores João Canijo, Tiago Guedes, Sandro Aguilar, Francisco Moura e Margarida Cardoso foram convidados a reinterpretar a História. A essas novas curtas-metragens juntam-se as músicas de Mário Laginha, Pedro Guedes, Carlos Azevedo, Ohad Talmor e Bernardo Sassetti, respectivamente.

Dia 28, a projecção dos filmes será acompanhada ao vivo pela Orquestra Jazz de Matosinhos, dirigida por Pedro Guedes.

Comentários