A 14 de abril o Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor recebe a Orquestra de Guimarães, que propõe uma incursão a uma das maiores obras de Felix Mendelssohn, a sua 2ª Sinfonia em si bemol Op. 52 “Lobgesang” (Canto de Louvor).

A Orquestra de Guimarães traz ao CCVF a apoteótica “Cantata Sinfónica baseada em textos Bíblicos”, tal como Felix Mendelssohn (1809-1847) a define, tendo como solistas convidados a soprano Ana Maria Pinto, a mezzo-soprano Margarida Reis e o tenor André Lacerda, aos quais se juntarão o Ensemble Vocal Pró Música e o Coro do Conservatório de Guimarães, sob a direção do maestro Vítor Matos.

A Orquestra de Guimarães, projeto cultural criado pela Câmara Municipal, apresenta-se como uma medida ambiciosa e singular que pretende integrar e potenciar o talento de artistas da região, proporcionando-lhes o contacto com a prática musical orquestral sinfónica. Baseado nos fortes laços criados entre a comunidade, este projeto visa a criação de uma rede artística de excelência, salvaguardando assim dois fatores fundamentais para o sucesso do projeto: a sustentabilidade e a estabilidade.

O Ensemble Vocal Pró Música, que integrará este concerto, é um projeto de interligação Escola-Comunidade que procura dinamizar a atividade coral, promover o gosto pelo canto em grupo e, especialmente, promover a investigação e inovação na área coral. Por ser um grupo jovem, procura, dentro da sua atividade musical, explorar a componente lúdica, sem esquecer a componente educativa e por isso “viaja”, no tempo e no espaço, fazendo música de diferentes tipos, estilos, países e épocas.

Este concerto convoca também o Coro Valentim Moreira de Sá, que integra jovens estudantes do Conservatório de Guimarães, sendo um projeto curricular complementar da sua formação como instrumentistas. Tem desenvolvido, ao longo dos anos, uma atividade concertística regular na cidade e junta-se, uma vez mais, à Orquestra de Guimarães para um grande espetáculo.

Os bilhetes encontram-se à venda nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor e da Plataforma das Artes e da Criatividade, bem como nas lojas Fnac e El Corte Inglês, entre outros pontos de vendas, e na internet em www.ccvf.pt e oficina.bol.pt.

O espetáculo tem início marcado para as 22h.

Comentários