O Centro Cultural Vila Flor recebe “Meet Cecil Satariano”. A estreia nacional do espetáculo inspirado na obra de Cecil Satariano acontece a 22 de setembro.

A música vai chegar ao Centro Cultural Vila Flor (CCVF) com “Meet Cecil Satariano”. O espetáculo será apresentado pelo coletivo português MODS Collective.

O nome que veste este coletivo de músicos portugueses, MODS, significa “Music on D Spot”. Exprime então a missão deste projeto que conta com a direção musical de Samuel Martins Coelho: criar música improvisada com ligações íntimas a imagens em movimento no cinema ou vídeo, ou qualquer outro tipo de estética visual.

Cecil Satariano, pioneiro do cinema em Malta, foi premiado internacionalmente a agora chega a Guimarães. Isto acontece após uma residência artística no Centro Nacional de Cultura de Malta e da apresentação do programa Valleta 2018 – Capital Europeia da Cultura.

Apesar dos seus primeiros filmes terem sido premiados internacionalmente, a partir dos anos 1980 Satariano foi caindo no esquecimento, inclusivamente na sua ilha de origem.

Satariano Estreou-se com “I’m furious…Red”, que lhe valeu o Ten Best, um importante galardão que era então atribuído anualmente pela revista britânica “Movie Maker”. Dois anos depois, repetiu o prémio com “Giuseppi”. A par disso, valeu-lhe também o Grande Prémio de Festival de Cinema Amador de Cannes. Seguiram-se mais duas curtas-metragens (“The Beach”, 1973, e “Ilona”, 1974). Isto antes da sua obra mais polémica, “Katarin” (1977). O escândalo que causou no seu país tornou então impossível que voltasse a rodar um filme até à sua morte, em 1996.

O início do espetáculo está então agendado para as 21h30, no Pequeno Auditório do CCVF

Comentários