Marisa Monte  vai lançar a  27 de maio  a sua primeira coletânea, intitulada “Coleção”, mas este não será um mero “best of” como tantos outros.

Concebida pela própria cantora, esta “Coleção” reúne canções que Marisa Monte foi compondo para bandas sonoras de filmes, duetos, temas que a artista compôs para outros artistas e ainda músicas que nunca foram lançadas ao longo destes quase 30 anos de carreira. Entretanto o disco já se encontra disponível para venda e escuta via streaming nas plataformas digitais.

Entre os duetos destaque-se o de “Chuva no Mar”, com a portuguesa Carminho, cantora que a própria Marisa Monte convidou para os seus próximos concertos em Portugal, no festival EDP Cool Jazz, a 27 de julho, e no Jardim da Fundação Serralves, a 30 de julho. Além da fadista, o disco inclui ainda as participações de  Cesária Évora (em “É Doce Morrer No Mar”), o norte-americano David Byrne (Talking Heads), Arnaldo Antunes (com quem formou o projeto de sucesso Os Tropicalistas), Paulinho da Viola, Julieta Venegas, entre outros.

Essas gravações e as parcerias que elas proporcionaram foram fundamentais na minha trajetória e influenciaram toda a minha produção solo. Algumas dessas canções fazem parte da obra de outros criadores e outras nunca foram lançadas. Em comum, todas estavam dispersas e pulverizadas. O processo de seleção foi um mergulho na minha história. Entre as quase 40 músicas que gravei, além dos meus álbuns, foi um desafio chegar até essas 13”, diz Marisa Monte.

A maioria das canções que agora podem ser descobertas nesta “Coleção” mantêm-se iguais às suas versões originais. Mas nalguns casos Marisa Monte deu-se à liberdade de adicionar novas vozes, remisturar, dar-lhes uma nova vida. “Foi uma escolha pessoal em que utilizei um critério subjetivo, íntimo e emocional. Essas músicas evocam minhas melhores memórias desse período de três décadas, me fazem perceber a minha brasilidade dentro do mundo e a grandeza e o sentido que a música trouxe para a minha vida”, afirma.

Desta coletânea faz parte o single “Nu com a minha música”, canção original de Caetano Veloso, que Marisa Monte gravou com dois convidados de luxo: Rodrigo Amarante e  Devendra Banhart .

download