Maria Gadú vai passar por Guimarães num concerto que se insere na digressão europeia de apresentação de “Guelã”, o seu último trabalho. O espetáculo tem lugar no dia 21 de outubro no Centro Cultural de Vila Flor.

Maria Gadú viaja até Guimarães e traz na bagagem o seu mais último disco, “Guelã”, que se revelou um êxito retumbante no Brasil. Com este álbum, o terceiro, Maria Gadú amadurece e surge com uma nova sonoridade: letras cuidadas, melodias ricas de imaginação e canções que vão perdurar nos nossos ouvidos por muito tempo. Apesar do tom solitário, estas canções revelam que artisticamente Maria Gadú abriu as suas asas. Afinal de contas, Guelã significa Gaivota.

O disco foi produzido pela própria Maria Gadú e, além dos vocais, a artista ainda assume a guitarra e o violão. “Guelã” é o trabalho que melhor transparece a identidade da cantora, que teve ao seu cuidado cada detalhe. “É um disco feito a pouquíssimas mãos. Trabalhei meticulosamente em cima dele, dentro de casa, com preciosismo e cuidado. Não é um apanhado de canções, todas elas têm a ver entre si. Nos meus outros lançamentos, desde 2009, trabalhei com pessoas muito boas, mas desta vez senti a necessidade de me desafiar e ver quem eu era. Foi muito legal e diferente. Nesse momento, eu sou exatamente o que está ali no disco”, revela a artista.

Em “Guelã”, Maria Gadú transcende as expectativas trazendo sonoridades inovadoras, sustentadas por um álbum muito coeso e estruturado – desde as suas sensíveis músicas até ao belíssimo projeto gráfico. A cantora explica que este álbum nasceu das influências e experiências vividas ao longo dos últimos quatros anos e que culminaram neste projeto: “É um disco diferente dos outros. Muita coisa aconteceu nesse meio tempo: viajei, fiz música lá fora e tive a oportunidade de conhecer outros artistas, de outras nacionalidades”, explica.

O álbum, lançado em maio de 2015, foi indicado para o Grammy Latino na categoria “melhor álbum de Música Popular Brasileira”. Em junho desse ano, a artista iniciou uma ronda de concertos pelo Brasil para apresentar o seu “Guelã” e a digressão revelou-se um enorme sucesso, que rendeu imediatamente o público e a crítica.

Durante o mês de outubro, Maria Gadú irá percorrer algumas das principais capitais da Europa. Entre esses destinos está incluída a cidade de Guimarães, no dia 21 de outubro, às 22h00, a única data agendada em Portugal para esta tournée. Antevê-se um concerto intenso e mágico, com canções novas e canções de sempre. Imperdível, pois claro.

Os bilhetes para o espetáculo já se encontram à venda, podendo ser adquiridos na bilheteira do Centro Cultural Vila Flor e da Plataforma das Artes e da Criatividade, Lojas Fnac, El Corte Inglés, Worten, entidades aderentes da Bilheteira Online, e via online em www.ccvf.pt e oficina.bol.pt.