Júlio Resende, Fernando Miguel Jalôto, António Oliveira e Najla Shami são as novas confirmações do IKFEM 2018. O festival acontece de 20 a 24 de julho na Eurocidade Valença-Tui.

Com Portugal cada vez mais representado, o IKFEM 2018 inaugura com um concerto de Júlio Resende. Considerado então uma das principais figuras da nova geração do fado e do jazz, o pianista vai apresentar “Amália, Fado & Further”. Este é um recital que se baseia na obra de Amália Rodrigues e apresenta novas visões sobre o cancioneiro fadista e temas originais.

Fernando Miguel Jalôto estará com “Concerto de música barroca para órgão no feminino”. Uma seleção de peças escolhidas para dar visibilidade às mulheres que fizeram parte da música durante o período barroco. A partir de um repertório cuidado, o organista português vai resgatar alguns desses nomes do esquecimento.

António Oliveira vai interpretar ao piano uma série de obras da autoria de compositoras portuguesas do século XX a que deu o nome de “Diálogos de género”. Do repertório fará então parte a estreia mundial da obra “Tributos”, da compositora Ana de Magalhães Ataíde.

Sob o tema “Women Sound”, a edição de 2018 vai homenagear as mulheres do mundo da música de forma abrangente. Seja na programação, com concertos de artistas reconhecidas; seja também na abordagem temática do repertório. A homenagem prolonga-se então, também nas várias actividades culturais paralelas do IKFEM.

Comentários