Gilberto Gil atua este sábado, dia 30 de junho, nos Jardins da Torre de Belém. O espetáculo arranca às 22h e é de entrada livre.

Gilberto Gil está de regresso a Portugal com um concerto inserido na digressão europeia “Revela 40”. Este é então um espetáculo que celebra sons do samba, reggae, blocos afro da Bahia e funk americano.

Então, em 2017, Bem Gil, seu filho, músico e produtor, criou o espetáculo “Refavela 40”. Para comemorar as quatro décadas de edição, convidou amigos e parceiros musicais que foram também influenciados por este trabalho. O álbum será interpretado na íntegra, acrescentando ainda ao alinhamento canções como “Two Naira Fifty Kobo” e “Exodus”.

O disco tornou-se então um clássico na sua carreira.

A acompanhá-lo terá Mayra Andrade; Chiara Civello (piano e voz); Bem Gil (voz e guitarra); Bruno Di Lullo (baixo); Thomas Harres (bateria e percussão); Thiagô Queiroz (saxofone e flauta); Mateus Aleluia Filho (trompete e flugelhorn); Nara Gil e Ana Lomelino (coro).

Foi em 1977 que Gilberto Gil fez então a sua primeira viagem a África. Depois de participar no Festac, em Lagos, na Nigéria, gravou “Refavela”. Ritmos e temas revelados durante a sua experiência africana foram logo absorvidos por ele e serviram. Então, serviram de base para a criação não só de “Refavela”, mas também de outros trabalhos posteriores.

Comentários