O Festival de Fado chega a Barcelona a 2 e 3 de setembro. A sua estreia é feita com dois nomes bastante conhecidos do fado atual: Carminho e Ana Moura.

A primeira edição do Festival de Fado Barcelona tem como temática “O Fado e as Artes” e completa-se com a projeção de filmes portugueses, um ciclo de conferências e uma exposição representativa do Fado. No primeiro dia, 2 de setembro, o Teatro Barts recebe Carminho e, no dia seguinte, é a vez de Ana Moura subir ao palco.

O evento, pela ambição sem paralelo e por apresentar ao mesmo tempo a História e a actualidade do Fado, tornou-se um marco no calendário de artistas, instrumentistas e conferencistas. O Festival do Fado já conquistou o mundo, com edições em Madrid, Sevilha, Buenos Aires, Bogotá, Santiago do Chile, Lima, Panamá, Rabat, Rio de Janeiro e São Paulo. Este ano chega finalmente a Barcelona.

Para aprofundar o conhecimento de todos os visitantes sobre este género musical Português, o festival, além da música, vai contar ainda com conferências, curtas-metragens e uma exposição.

A conferência “A Arte de fazer Fado”, a cargo de Pedro Félix, irá debater a importância do Fado enquanto Arte.

Durante os dias do festival os visitantes vão poder contar com duas curtas-metragens, “O Fado e o Cinema de Animação” com autoria de vários especialistas do ramo e curadoria de Fernando Galrito e ainda “Fado” de Maurice Mauriad.

A exposição “O Fado na Arte Portuguesa”, produzida pelo Museu do Fado de Lisboa irá estar de igual modo disponível ao longo dos dias do festival.

Todas as atividades paralelas são gratuitas e terão lugar no Museu Marítimo de Barcelona.

Os espetáculos de Carminho e Ana Moura têm início marcado para as 20h30. Os bilhetes já se encontram à venda nos locais habituais e os preços variam entre os 20€ e os 35€.

Programa do Festival de Fado

2 SETEMBRO – SÁBADO

18:00h – Inauguração do festival
Exposição – O Fado na Arte Portuguesa – Museu Marítim de Barcelona

19:00h – Cinema: O Fado e o Cinema de Animação” – ciclo de curtas metragens, com curadoria de Fernando Galrito – 60 min – Museu Marítim de Barcelona – Sala de Actos

20:30h – Carminho – Teatre Barts

3 SETEMBRO – DOMINGO

18:00h – Conferência:A Arte de Fazer Fado– Pedro Felix – Museu Marítim de Barcelona- Sala de Actos

19:00h – Cinema: Fado – Maurice Mauriad –  29 min – Museu Marítim de Barcelona- sala de actos

20:30h – Ana Moura – Teatre Barts

2 E 3 SETEMBRO

11h às 20h – Exposição – O Fado na Arte Portuguesa – Museu Marítim de Barcelona