“Elton John: The Cut supported by YouTube”, a competição que dá aos concorrentes a oportunidade de criarem vídeos oficiais para as canções “Bennie and the Jets”, “Rocket Man” e “Tiny Dancer”, terá como jurados Jeffrey Katzenberg, Melina Matsoukas e Barry Jenkins.

Três das mentes mais inovadoras da atualidade vão recorrer à sua perícia para selecionarem os três vencedores da competição “Elton John: The Cut supported by YouTube”, que dará a oportunidade de se criar vídeos oficiais para três das canções mais icónicas do cantor: “Bennie and the Jets”, “Rocket Man” e “Tiny Dancer”.

Jeffrey Katzenberg, CEO da DreamWorks Animation, a vencedora de um Grammy Award Melina Matsoukas e Barry Jenkins, argumentista e realizador do filme “Moonlight” (premiado com o Globo de Ouro para Melhor Filme de Drama) serão os jurados da competição que permite a novos criadores de todo o mundo a oportunidade única de recorrerem à sua visão criativa na realização de telediscos para estas músicas icónicas.

Os três vencedores serão selecionados juntamente com Elton John e o seu parceiro de escrita, Bernie Taupin, sendo que os vídeos escolhidos terão a sua estreia no YouTube durante o verão de 2017. As submissões estão oficialmente abertas ao público.

“Não consigo pensar numa melhor forma de começar este novo ano do que embarcar nesta nova aventura ao lado de Elton John, que traz uma enorme criatividade e inovação para o YouTube”, afirma Jeffrey Katzenberg, da DreamWorks Animation, que trabalhou pessoalmente com o músico quando Elton John compôs as canções da banda sonora do filme “O Rei Leão”.

Melina Matsoukas, realizadora de alguns dos telediscos mais influentes dos nossos dias, incluindo “Formation”, de Beyoncé, ou “We Found Love”, de Rihanna, acrescenta: “É um sonho poder fazer parte deste projeto, que dá esta grande possibilidade a realizadores emergentes e redefine a relação entre um artista tão icónico e os seus fãs através do vídeo.”

Barry Jenkins afirma: “Como um cineasta cujo primeiro filme foi feito através das ferramentas do-it-yourself do cinema digital, adoro esta democratização do processo de realização de filmes e plataformas como o YouTube permitem as pessoas contar histórias que nas gerações anteriores não eram possíveis de ser contadas. Espero encontrar nesta competição ideias que ultrapassem fronteiras e desafiem as expectativas.”

“Artistas como eu têm de abraçar a tecnologia porque esse é o único caminho a seguir”, diz Elton John. “Uma das razões porque estamos a fazer este projeto com o YouTube é para encorajar jovens cineastas a criar ideias visuais para estas canções e isso dá-nos a oportunidade de partilhar estes temas com fãs mais jovens. Isto é muito entusiasmante porque nunca vimos vídeos para estas músicas.”

Dada a sua participação no programa, será feito um donativo de 20 mil dólares por cada jurado a uma associação de beneficência da sua escolha. Jeffrey Katzenberg escolheu o Motion Picture and Television Fund e Barry Jenkins escolheu o African Heritage Cultural Arts Center. Melina Matsoukas irá anunciar mais tarde a sua escolha.

Os candidatos podem encontrar detalhes e pormenores de como participar nesta competição em https//thecut.eltonjohn.com/. Os vídeos que vão a concurso terão de respeitar determinados elementos artísticos para cada tema. O vídeo de “Rocket Man” terá de ser uma animação, o de “Tiny Dancer” terá de ser em live action e o de “Bennie and the Jets” terá de incluir uma coreografia.

De forma a inspirar os candidatos, os criadores de YouTube Kurt Hugo Schneider, PES e Parris Goebel, responsáveis por fazer a primeira triagem de candidaturas e apresentar as suas escolhas ao painel final de jurados, juntaram as suas ideias para arrancar este projeto.

Veja o vídeo de PES, cineasta nomeado para os Óscares e Emmys, que criou uma animação para “Rocket Man”.

A competição termina a 23 de janeiro e está aberta a criadores de todo o mundo com mais de 16 anos, estando sujeita a condições locais. Para descobrir mais sobre “Elton John: The Cut”, apoiado pelo YouTube, e de como entrar no concurso, visite: www.eltonjohn.com/thecut.

Comentários