O Dia Internacional dos Museus (18 de maio) será celebrado com entradas gratuitas em museus, palácios e monumentos, para além de uma programação várias atividades para os visitantes.

O Conselho Internacional de Museus (ICOM) criou o Dia Internacional do Museu e que se celebra anualmente a 18 de maio através da organização de várias atividades. O tema deste ano é “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus” e é o mote para uma reflexão diferenciada e que responda aos contextos nacionais, do papel dos museus nas comunidades e na sociedade em geral.

De acordo com está exposto no site da Direção-Geral do Património Cultural (GGPC), esta quinta-feira, todos os museus, palácios e monumentos tutelados pela DGPC terão entrada gratuita. Assim sendo, os visitantes poderão participar em diversas atividades, tais como espetáculos de dança e teatro, intervenções musicais, performances, visitas guiadas e encenadas, entre muitas outras, usufruindo assim de experiências atrativas e fora da oferta habitual.

No dia seguinte, 19 de maio, o Museu de Arte Popular abre as suas portas ao público geral gratuitamente pelas 18h. A 20 de maio, a partir das 18h, as entradas serão também gratuitas em todos os museus, palácios e monumentos tutelados por este organismo do Ministério da Cultura, com exceção do Convento de Cristo, Mosteiro da Batalha, Mosteiro dos Jerónimos, Museu Monográfico de Conimbriga – Museu Nacional, Panteão Nacional e da Torre de Belém, que encerram no seu horário habitual.

Em paralelo, o Ministério Francês da Cultura e da Comunicação, criou a Noite Europeia dos Museus, que acontece a 20 de maio e os museus portugueses irão associar-se uma vez mais a esta iniciativa e celebração.

A programação completa do Dia Internacional dos Museus em todo o país poderá ser consultada aqui.

Comentários