A Comic Con Portugal, em 2018, muda-se para o Passeio Marítimo de Algés. A par da mudança de local, este ano, a quinta edição acontece de 6 a 9 de setembro.

Depois de vários rumores de que a Comic Con Portugal ia mudar-se para Lisboa, a organização confirmou a mudança. A maior convenção de cultura pop acontece, em 2018, no Passeio Marítimo de Algés e em setembro. O anúncio foi feito esta quarta-feira, dia 21, em conferência de imprensa.

A Comic Con Portugal (CCPT) é já um evento de referência a nível nacional. Foca-se em áreas como a literatura, banda desenhada, gaming, cinema ou televisão.

As primeiras quatro edições realizaram-se na Exponor, em Matosinhos. A CCPT despediu-se de forma amigável, como referiu Paulo Rocha Cardoso, diretor do evento, na conferência de imprensa.

“Houve grandes conversas com ambos os municípios e é importante deixar o nosso sincero agradecimento à Câmara de Matosinhos” – Paulo Cardoso

Paulo Cardoso afirmou terem sido feitos vários estudos de viabilidade. Contudo, chegou a hora de abraçar um novo desafio, mantendo sempre o foco nos fãs.

Quanto aos comentários menos bons que foram surgindo nas redes sociais, Paulo Cardoso vê-as com bons olhos. “É um sinal positivo. Significa que os fãs se importam“.

Sem dar grandes detalhes de como vai ser desenhada a nova cidade da cultura pop, o representante da Câmara Municipal de Oeiras acrescentou que toda a logística contará com o apoio do município. Incluído estará um subsídio para o projeto.

“Há 10 anos, o Passeio Marítimo eram quatro pilhas de entulho”

O representante do município disse que, há 10 anos “Oeiras acreditou no projeto do Alive e hoje acredita na Comic Con e na sua capacidade de atrair o público”.

Quanto ao evento, “o conceito manter-se-á intacto mas, no espaço que temos – cerca de 100 mil m2 – abre-nos a imensas possibilidades”. A organização acredita que irá permitir que o evento se expanda e que crie dinâmicas que eram antes impossíveis num recinto fechado.

À novidade da vertente ao ar livre – algo que só é visível em algumas convenções norte americanas – foi também confirmada a importância do evento: a Comic Con portuguesa é já uma das maiores do mundo no que diz respeito ao rácio. Com a mudança para Algés, espera-se uma ainda maior expressão de público internacional.

Os bilhetes estão já disponíveis com uma novidade: o bilhete diário poderá ser trocado por um dia à escolha até dois meses antes do evento.


Texto: Raquel Cordeiro
Fotografia: Mónica Ferreira

Comentários