Os Pet Shop Boy vão lançar o segundo conjunto de discos da coletânea “Catalogue: 1985-2012”. Este segundo conjunto inclui os discos “Yes” (2009) e “Elysium” (2012), reeditados a 20 de outubro deste ano.

Os Pet Shop Boys vão lançar a segunda remessa dos seus discos na coletânea “Catalogue: 1985-2012”, a qual inclui a reedição de todos os seus álbuns de estúdio editados pela editora Parlophone.  Ambos os trabalhos foram remasterizados e são acompanhados por “Further Listening” – faixas e demos de alguns discos criados no mesmo período de cada álbum, assim como algumas remisturas do duo das suas canções e algum material inédito.

Ambos os discos irão ser lançados com um livro extensivo onde Neil Tennant e Chris Lowe discutem cada canção, ilustrado com várias fotografias de arquivo. O design, toda a parte criativa do projeto, foi supervisionado por Farrow, responsável por grande parte dos projetos que têm acompanhado o duo britânico ao longo de sua carreira.

“Yes” foi produzido por Brian Higgins e pela sua equipa de produção, Xenomania. Este tema, quando foi lançado, alcançou logo a quarta posição do top UK Albuns Chart e fora nomeado para os Grammy para a categoria de Best Electroni/Dance Album em 2010. Esta versão expandida do disco conta com alguns convidados como Phil Oakey, que empresta a sua voz ao lado de Neil Tennant e Chris Lowe em “This used to be the future.

Johnny Marr também participa em “Yes” como guitarrista em várias faixas, incluindo no single “Did you see me coming?”. O single de apresentação deste disco e “Love Etc”, que integra a tabela UK Top 20 hit, tornaram-se no nono êxito dos Pet Shop Boys a alcançar a primeira posição da tabela Billboard’s Hot Dance Clug Song nos Estados Unidos da América, quebrando assim o recorde para a maioria dos singles de uma dupla ou grupo na tabela da Billboard.

Esta reedição de “Yes” inclui – a par da remasterização do disco original – “The Loving Kind”, uma canção que se tornou num êxito Top 10 para Girls Aloud, assim como anteriores demos de canções nunca antes lançadas de 2010 da produção de teatro de Youn Vic, “My Dad’s A Birdman”. Novas misturas de “Did you see me coming?”, “The former enfant terrible” e muitas outras fazem parte desta reedição.

Yes/Further listening: 2008-2010

CD1

  1. Love etc.
  2. All over the world
  3. Beautiful people
  4. Did you see me coming?
  5. Vulnerable
  6. More than a dream
  7. Building a wall
  8. King of Rome
  9. Pandemonium
  10. The way it used to be
  11. Legacy

CD2

  1. Gin and Jag
  2. This used to be the future (with Phil Oakey)
  3. We’re all criminals now
  4. Gin and Jag (Frisky mix)
  5. Beautiful people (demo)
  6. My girl
  7. The loving kind (monitor mix)*
  8. Love etc (PSB mix)
  9. Did you see me coming? (PSB Possibly more mix)
  10. The former enfant terrible (PSB Bring it on mix)
  11. Up and down
  12. Brits medley**

CD3

  1. I cried for us
  2. It doesn’t often snow at Christmas (new version)
  3. All over the world (new version)
  4. Viva la vida/Domino dancing (Christmas EP mix)
  5. My Girl (Our house mix)
  6. Leaving (demo)
  7. Together
  8. Glad all over (From “Together” CD single)
  9. The dumpling song (demo from My Dad’s A Birdman)*
  10. Wings and faith (demo from My Dad’s A Birdman)*
  11. Night song (fan club download 2010)**

* Nunca lançado
** Nunca lançado em CD

“Elysium”, lançado pela primeira vez em 2012, foi visto como uma mudança de sonoridade e direção dos Pet Shop Boys.O disco foi escrito durante a digressão “Take That”, com algumas canções que remontam a 2008.

O disco foi co-produzido pelos Pet Shop Boys e Andrew Dawson, que foi responsável por grande parte do disco “808s & Heartbreak” de Kayne West – e pelo qual Neil Tennant ficou um tanto ou quanto obcecado na altura. As letras mais obscuras de alguns temas de “Elysium”estão refeltidas na própria sonoridade de álbum. Neil Tennnant disse: “É profundo em termos de som – tem bastante baixo Sub – é uma espécie de profundidade em termos do que realmente importa, a forma como é expressado. Mas eu penso que é o disco mais bonito dos Pet Shop Boys”.

A parte “Further listening” deste disco, no que concerne ao material adicionado a este novo lado da reedição de “Elysium”, pode contar com demos intitulados “Vocal”, “She pops” e “In slow motion”, assim como outras misturas e remisturas dos Pet Shop Boys de “Leaving” e “Memory of the future”.

Elysium/Further listening: 2011-2012

CD1

  1. Leaving
  2. Invisible
  3. Winner
  4. Your early stuff
  5. A face like that
  6. Breathing space
  7. Ego music
  8. Hold on
  9. Give it a go
  10. Memory of the future
  11. Everything means something
  12. Requiem in denim and leopardskin

CD2

  1. Vocal (demo)*
  2. She pops (demo)*
  3. Inside
  4. In slow motion (demo)*
  5. Listening
  6. Hell
  7. The way through the woods (long version)
  8. I started a joke
  9. In his imagination
  10. Leaving (Believe in PSB mix)
  11. Leaving (Side by side remix)
  12. Leaving (Freedom remix)
  13. Memory of the future (New single mix)

 

*Nunca lançado

A reedição da coletânea “Catalogue: 1985-2012” começou logo em meados deste ano, a 28 de julho, com o lançamento de “Nightlife”, “Release” e “Fundamental”, os quais entraram logo para o Top 40 das várias tabelas. As reedições vão continuar até todos os álbuns dos Pet Shop Boy lançados pela editora Parlophone estarem reeditados acompanhados com a secção de “Further listening”:

  • Please/Further listening: 1984-1986
  • Actually/Further listening: 1987-1988
  • Introspective/Further listening: 1988-1989
  • Behaviour/Further listening: 1990-1991
  • Very/Further listening: 1992-1994
  • Bilingual/Further listening: 1995-1997

A reedição de “Please”, “Actually”, “introspective”, “Behaviour”, “Very” e “Bilingual” foram originalmente lançadas com o bónus “Further Listening” em 2001 e serão remasterizados novamente com as suas faixas originais para este projeto.