Os Xeque-Mate vão apresentar “Æternum Testamentum”, o seu novo álbum de originais no Porto e em Lisboa. Os espetáculos acontecem a 30 de novembro e 28 de janeiro, no Hard Club e no Stairway Club respetivamente.

Com nove temas de puro rock, “Æternum Testamentum” é uma homenagem sentida a António Soares e por esse motivo o seu lançamento coincide com a data em que a “Alma dos Xeque-Mate” partiu, dedicando assim o disco a ele.

Formados em 1979, os XEQUE-MATE são referenciados como fundadores do Heavy Metal português, chegando mesmo a serem rotulados pelos mídias como sendo “os pais do heavy metal nacional”. O seu single de estreia, “Vampiro da Uva”, foi lançado em 1981 pela Metro-Som e atingiu grande sucesso no mítico programa de rádio, Rock em Stock, da Rádio Comercial, apresentado por Luís Filipe Barros, um dos principais responsáveis pelo boom do rock português. Em consequência do êxito deste primeiro trabalho, surgem vários concertos ao vivo e participações em programas de rádio e televisão.

O line up atual é constituído por Xico Soares (Voz), Paulo Barros e Artur Capela (Guitarras), José Queirós (Baixo/Vozes) e Joaquim Fernandes (Bateria/Vozes).

Comentários