Há semelhança do que aconteceu na I Edição da Water Closet em 2010, quando 12 artistas intervencionaram as casas de banho da Lx Factory, o resultado promete ser surpreendente e é revelado esta sexta feira, dia 4 de novembro. A inauguração dos espaços, incluída no Open Day da Lx Factory, conta com visita guiada pelos artistas e tem ponto de encontro marcado no gastrobar Rio Maravilha às 18h30.

A II Edição do Water Closet conta com o apoio dos autoclismos OLI, a empresa portuguesa com maior número de patentes. ArtBuilding – Arte para todos O ArtBuilding é um projeto com assinatura da Mainside, empresa detentora da Lx Factory. Criado há 10 anos, este conceito pretende minimizar os impactos negativos causados pelos trabalhos de reabilitação dos imóveis, seja ao nível visual, do ruído ou do trânsito. No Art Building qualquer parede em obra é uma potencial tela para expor talento artístico e para fazer da cidade um museu a céu aberto. O conceito rompe assim com qualquer visão elitista do acesso à arte, fechada em centros culturais e galerias, e torna-a acessível a todos e em todo o lugar… até nas casas de banho.

O que pode acontecer quando dez mentes criativas têm toda a liberdade de criar num não-lugar como é a casa de banho? Tudo, tudo pode acontecer. Há quem pegue na Kintsugi, a arte japonesa de reparar objectos partidos com uma mistura de laca e ouro… há quem questione o azul dos meninos e o rosa das meninas… há quem brinque com as figuras que fazemos ao espelho quando estamos sós… há quem nos remeta para a liberdade de uma casa de banho no meio da floresta… há quem aproveite para lembrar as porcarias políticas nas eleições norte-americanas e a disputa entre Hillary e Trump… há quem brinque com a dicotomia luxo e o lixo ou até mesmo a igualdade de género. É, literalmente, ver para crer!

Muito do sucesso deste renascer de um espaço industrial de outra época deve-se à preocupação, desde o início, com o factor humano e o seu bem-estar. Apesar da não existência de muitas das comodidades presentes nos convencionais ambientes de trabalho, a Lx Factory é um sítio cativante, graças à liberdade que aqui se respira e que contagia quem aqui trabalha, mas também os milhares de visitantes, de todo o mundo, que se sentem atraídos pelo seu ar misterioso. Entre trabalhadores e visitantes, regista já mais de 1 milhão e 200 mil entradas anuais.

Este é um projeto de iniciativa privada, o que garantiu a total liberdade de decisões, outro dos fatores responsáveis pelo sucesso. Atualmente, a Lx Factory é uma marca forte, prestigiante, com uma intensa vida e um espírito único, um lugar de todos e para todos. O antigo espaço industrial de 25 mil metros quadrados é agora uma fábrica de ideias, experiências e intervenções, onde pulsa a sensação de liberdade e de que, afinal, tudo é possível. Duas vezes por ano abre as portas de todos os projetos. O próximo Open Day é já dia 4 de Novembro.

Comentários