Os The Beatles comemoram a 1 de junho, 50 anos do lançamento do disco “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” e a propósito lançam novas edições que estarão disponíveis a partir de 26 de maio e incluem gravações inéditas.

A 1 de junho passam exatamente 50 anos desde que os The Beatles surpreenderam todo o mundo em pleno Verão do Amor com o álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, uma obra-prima inovadora que se tornou o álbum mais aclamado da música popular. Para celebrar a ocasião, os The Beatles revelam uma série de edições comemorativas destes 50 anos que estarão disponíveis a partir de 26 de maio. O álbum foi novamente misturado por Giles Martin e Sam Okell em stereo e áudio 5.1 surround, além de incluir maquetes das primeiras gravações de estúdio, incluindo 34 gravações até hoje nunca editadas.

Esta é a primeira vez que “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” é remistado e apresentado com sessões adicionais de gravação, sendo também o primeiro álbum dos Beatles a ser remisturado e aumentado desde o lançamento em 2003 de “Let It Be… Naked”.

Para criar as novas misturas em stereo e áudio 5.1 surround para “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, o produtorGiles Martin e o engenheiro Sam Okell trabalharam com um equipa de engenheiros e especialistas em restauração de áudio nos estúdios de Abbey Road, em Londres. Todas as edições deste 50.º aniversário incluem a nova mistura em stereo de Martin, que foi concebido diretamente a partir das fitas originais, tendo o trabalho sido guiado a partir da produção em mono original de George Martin, o seu pai.

A reedição de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” estará disponível nos seguintes formatos:

  •          Versão Deluxe: 1 CD com as misturas de Giles Martin e um 2.º disco com maquetes e versões alternativas sequenciadas na mesma ordem que o alinhamento do álbum original (adicionalmente inclui os temas “Strawberry Fields Forever” e “Penny Lane”). Esta versão deluxe estará disponível em CD, LP e formato digital.
  •          Versão Super Deluxe: CD1 com as misturas de Giles Martin; CD 2 e CD 3 com 33 maquetes e versões alternativas sequenciadas na mesma ordem que o alinhamento do álbum original (além das novas misturas dos temas “Strawberry Fields Forever” e “Penny Lane”); CD 4 com versão em mono do álbum (e os singles “Strawberry Fields Forever” e “Penny Lane”), além de misturas em mono inéditas de “She’s Leaving Home”, “A Day In The Life” e “Lucy in the Sky With Diamonds”, tendo esta última sido descoberta no processo de pesquisa; 1 DVD e 1 Blu-ray com o documentário “Making of Sgt. Pepper”, estreado somente em 1997 na televisão britânica, os filmes promocionais de “Strawberry Fields Forever”, “Penny Lane” e “A Day in the Life”, e o álbum em alta resolução áudio e mistura 5.1.

“É uma loucura pensar que 50 anos depois voltamos a olhar para este projeto com tanto carinho e com uma certa surpresa de como quatro rapazes, um grande produtor e os seus engenheiros de som conseguiram criar uma obra de arte tão duradoura” (Paul McCartney)

“‘Sgt. Pepper’ pareceu captar o espírito desse ano e permitiu a muitas outras pessoas começaram algo a partir daí” (Ringo Starr)

Comentários