No âmbito do projeto “A Quatro Mãos”, Jim Sheridan, seis vezes nomeado para os Óscares, vem a Portugal. O realizador irlandês é responsável por êxitos marcantes, como “My Left Foot”.

Jim Sheridan – um dos nomes incontornáveis do cinema europeu, que conta com seis nomeações para os Óscares – é a mais recente confirmação do projeto A Quatro Mãos – Encontro de Escrita para Cinema e Televisão em Português. O evento é promovido pela Academia Portuguesa de Cinema e decorre de 12 a 15 de outubro, em vários espaços de Cascais.

Antes de conquistar Hollywood, Jim Sheridan manteve uma forte ligação ao teatro, escrevendo, produzindo e dirigindo espetáculos. Em 1982, Sheridan deixou a Irlanda para viver em Nova Iorque, assumindo a direção artística do New York Irish Arts Center. Simultaneamente, apostou na sua formação em cinema na New York University.

A estreia na indústria cinematográfica revelou-se um sucesso com a primeira longa-metragem My Left Foot (1989), que parte da história real do escritor e artista plástico Christy Brown que sofria de paralisia cerebral. O filme valeu a conquista de Óscares nas categorias de melhor ator principal (Daniel Day-Lewis) e melhor atriz secundária (Brenda Fricker), além de nomeações para Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento.

A ligação com o ator Daniel Day-Lewis permaneceu noutros dois filmes: o êxito de bilheteira In The Name of The Father (1993) e o The Boxer (1997). Sheridan é ainda responsável, entre muitos outros filmes sonantes, por Get Rich or Die Tryin’ (2005), com o rapper 50 Cent, In America (2002), Entre Irmãos (2009) – com Jake Gyllenhall, Natalie Portman e Sam Shepard – e A Casa dos Sonhos (2011), com Daniel Craig e Naomi Watts.

O projeto A Quatro Mãos tem produção executiva de Paulo Trancoso e coordenação geral de Patrícia Vasconcelos, que partilha a direção de projeto com Rui Vilhena e Edson Athayde. A primeira edição do evento, com parceria da Globo, conta com um programa recheado de palestras, Q&A’s, debates, workshops e uma masterclass, com grandes nomes nacionais e internacionais do audiovisual, como Bruno Nogueira, Nuno Markl, Ana Markl, Leonor Teles, Vicente Alves do Ó, Paulo Morelli, James Bonnet, Jô Bilac ou Valentín Fernández-Tubau.

As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas através do site do projeto: http://aquatromaos.pt.

Comentários