A quinta edição da Noite Branca Braga superou as melhores expetativas da organização. De acordo com as autoridades municipais, mais de 300 mil pessoas participaram nas 48h de Música, Arte e Cultura.

Com programação e organização a cargo da autarquia bracarense, o evento reforçou a aposta num cartaz de luxo, em que a cultura continua a desempenhar o papel central – com concertos de alguns dos maiores representantes da música portuguesa – e performances, teatro, ópera, dança, novo circo, instalações, uma fortíssima programação infanto-juvenil e ainda um intenso programa de animação de rua.

Confirmou-se, assim, a aposta no crescimento do evento, com mais atividades e uma dimensão cultural mais abrangente. A partir do centro histórico, a Noite Branca desenvolveu-se pelas ruas circundantes, criando um ambiente único e contagiante, que mobilizou uma multidão de bracarenses e visitantes que encheram todas as praças e todas as ruas centrais da cidade.

O impacto económico destas 48 horas é evidente, com todo o comércio local a investir em decorações especiais e preparar-se para atender  as necessidades da multidão. Os hotéis esgotaram e foram vários os agentes a dar conta de aumentos significativos de vendas, superando as suas expetativas.

O espírito de festa  que contagia toda a gente durante a Noite Branca é verdadeiramente excecional, e reflete-se também no facto de, apesar das muitas dezenas de milhares de pessoas permanente em circulação,  não se ter registado qualquer incidente.

A adesão de toda a comunidade foi mais evidente que nunca, com a esmagadora maioria das pessoas a vestir-se de branco, famílias inteiras a saírem para as ruas e muitos bracarenses a participarem como voluntários no evento e nas atividades culturais do programa.

O encerramento da 5ª edição da Noite Branca Braga destacou-se pela originalidade: um concerto de sinos de nove igrejas do centro histórico que contou com a participação de 80 pessoas da comunidade dirigidas por Llorenç Barber.

O Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, faz um balanço extremamente positivo desta edição: “Dirijo uma palavra de especial agradecimento a todos os Bracarenses e visitantes que fizeram da Noite Branca de Braga o retrato de uma cidade pujante e feliz.”

Para 2017 a Noite Branca Braga está de regresso, no formato atual, de 1 a 3 de Setembro.

Fotografia: Hugo Sousa | Noite Branca Braga

Comentários