Criado pela pianista Andrea González em 2013, o IKFEM – International Keyboard Festival & Masterclass realiza-se pelo quinto ano consecutivo na Eurocidade Valença-Tui, entre os dias 21 e 25 de julho.

Composto por concertos mas também masterclasses e workshops, este festival tem como fio condutor os instrumentos da família das teclas como o piano, o fortepiano, o órgão, a concertina, o cravo, o acordeão, a sanfona e o piano electrónico.

Com o intuito de fortalecer as sinergias entre a cultura portuguesa e a espanhola, o IKFEM oferece um programa artístico diversificado que abrange diferentes géneros musicais que vão do barroco ao jazz, do clássico à electrónica, sem esquecer o lírico, pop, folclore e sinfónico.

Tal como tem vindo a acontecer, a programação do IKFEM é composta por uma cuidada selecção de artistas nacionais e internacionais. Nos próximos dias daremos a conhecer os músicos confirmados para a 5ª edição do International Keyboard Festival & Masterclass que se realiza nos espaços arquitectónicos mais relevantes da Eurocidade unida pelo Rio Minho.

Recorde-se que nas edições anteriores, o IKFEM contou com a participação dos pianistas Vincenzo Balzani (Itália), Pedro Burmester (Portugal), Rasa Biveiniene (Lituânia), Albert Mamriev (Israel), Daniel Pereira (Espanha) e Maurizio Moretti (Itália); os organistas Marisol Mendive e Juan de la Rubia (Espanha); os cravistas Ana Mafalda Castro e Julio Galvão (Portugal); a fortepianista Patricia Rejas (Espanha); os pianistas de jazz Abe Rábade e Alberto Conde (Espanha); o sanfoneiro Antón Corral (Espanha); a fadista e pianista Maria Ana Bobone (Portugal); o acordeonista Victor Pireto (Espanha); entre muitos outros.

Em quatro anos, o festival teve ainda a honra de formar 80 estudantes de nove países: Espanha, Portugal, Itália, Bélgica, Holanda, Áustria, Rússia, China e Japão. Alguns deles foram premiados em concursos internacionais e regressaram ao IKFEM como artistas convidados.

Comentários