“A Uma Voz” é o novo disco de Gil do Carmo e está disponível a partir desta sexta-feira, dia 12 de fevereiro, em todas as lojas e plataformas digitais.

A Uma Voz“, composto por 13 canções, foi inteiramente escrito por Gil do Carmo e é uma aventura por entre diferentes sonoridades e subtilezas. “O Teu Cheiro a Café Torrado” é o primeiro single extraído deste trabalho e já conta com vídeo oficial, gravado em Lisboa.

Neste que é o seu quarto trabalho, Gil do Carmo conta com a colaboração de músicos que o ajudaram a encontrar um espaço próprio, como Yami, António Serrano, João Frade ou José Manuel Neto. A história de “A Uma Voz” desenrola-se nas suas influências: o jazz, a world music e até a bossa nova estão presentes em canções como “A Menina do Calção Branco“, “Flor de Sal” ou “Na Minha Esquina“. A estas junta-se ainda o tema “Oxalá“, que está disponível apenas numa edição especial para o iTunes.

No texto que escreveu sobre “A Uma Voz”, João Gobern situa-nos “na Lisboa que Gil do Carmo utiliza como quartel-general, como base para idas e voltas, como ponto de partida e de chegada”. E afirma que “Gil do Carmo está na sua casa, com vista. Numa esquina onde se cruzam as histórias aparentemente corriqueiras, mas que os nossos dias (“úteis” apenas por designação oficial) tendem a ignorar, com os anseios e os objectivos tantas vezes adiados.”

Oito anos depois de “Sisal“, o cantor volta a focar-se na música a cem por cento e, como explica o próprio, com uma “opção pela simplicidade”, que se reflecte no título do disco e na sua sonoridade, resultado “do privilégio de ir trabalhando com esta família de músicos, que para mim são geniais”.

Comentários