No passado sábado, 18 de fevereiro, a Netflix estreou no Camboja, o filme original “First They Killed My Father”, realizado por Angelina Jolie. O evento decorreu no Terraço dos Elefantes do Templo Angkor Wat, em Siem Reap.

O lançamento de “First They Killed My Father” foi muito especial para os cidadãos do Camboja e contou com a presença do Rei Norodom Sihamoni e da Rainha Mãe Norodom Monineath, assim como de Angelina Jolie, Loung Ung e Rithy Panh.

Realizado por Angelina Jolie, First They Killed My Father é um filme que homenageia tanto quem faleceu durante o regime dos Khmers Vermelhos como os sobreviventes. A história centra-se no amor e dedicação de uma família cambojana e celebra a beleza, o espírito e resiliência do Camboja e da sua cultura.

First They Killed My Father é a adaptação das memórias da escritora e ativista Loung Ung durante o mortal regime dos Khmers Vermelhos. A história é relatada através da sua perspetiva, desde os 5 anos de idade, altura em que os Khmers Vermelhos subiram ao poder, até aos seus 9 anos. O filme mostra o indomável espírito e devoção de Loung e da sua família enquanto lutam para se manterem unidos.

Ung sobreviveu e escreveu First They Killed My Father: A Daughter of Cambodia Remembers, publicando-o pela primeira vez em 2000. Depois de ler as memórias de Ung há mais de uma década, Angelina entrou em contacto com ela e, desde então estabeleceram uma amizade.

A produção do filme decorreu no Camboja entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016, recorrendo ao Khmer como única linguagem. Técnicos, artesãos e mais de 3500 atores cambojanos formaram a maior parte da equipa de produção, que conta com um elenco 100% cambojano, com muitas pessoas a estrearem-se, pela primeira vez, no cinema. Srey Moch Sareum, que interpreta Loung dos cinco aos nove anos, foi descoberta numa escola local.

Os pais de Loung, Pa e Ma, foram interpretados por Kompheak Phoeung e Socheata Sveng. Phoeung é intérprete no Tribunal de Camboja mas já tinha participado no filme francês The Gate, e, por sua vez, Sveng é um dos atores cambojanos mais reconhecidos. Nita e Nika Sarun (Geak), Chenda Run (Chou), Kimhak Mun (Kim), Sreyneang Oun (Keav), Sothea Khoun (Khouy) e Dara Heng (Meng) interpretam os irmãos de Loung.

First They Killed My Father é um filme original Netflix realizado por Angelina Jolie e também pelo aclamado realizador e produtor cambojano Rithy Panh, autor do filme nomeado para os Óscares The Missing Picture, e Michael Vieira (By the Sea). Xavier Box (Umrika) e Rommel (The Lives of Others) são os editores. Loung Ung, Maddox Jolie-Pitt, Adam Somner (Bridge of Spies) e Charles Schissel (The Prestige) foram enquanto produtores executivos. O diretor de fotografia vencedor de um Óscar Anthony Dod Mantle (Quem Quer Ser Bilionário?), o diretor de arte Tom Brown (By the Sea) e a figurinista Ellen Mirojnick (By the Sea) estiveram a cargo dos detalhes criativos.

Comentários