Portugal vai encher-se de cinema com a 16ª Festa do Cinema Francês. De 8 de outubro a 29 de novembro, 18 cidades portuguesas vão exibir um total de 60 filmes.

Ao longo de 7 semanas, Lisboa, Porto, Almada, Aveiro, Beja, Braga, Caldas da Rainha, Coimbra, Évora, Faro, Guimarães, Leiria, Portimão, Santarém, São Pedro do Sul, Seixal, Setúbal e Viana do Castelo, vão projetar 60 filmes: 41 antestreias nacionais e 7 mundiais. Dos filmes em exibição haverão 10 filmes de animação e 15 primeiras obras de jovens realizadores.

Este ano há duas figuras em destaque: Jean-Jacques Anaud  (realizador de “A Guerra do Fogo”, “O Urso” ou “O Nome da Rosa”), e Jacques Doillon  (realizador de “Um Casamento a Três”). Anaud é designado como o padrinho deste evento e conta com seis filmes seus exibidos no Cinema São Jorge (Lisboa). Já Doillond, que lançou grandes atrizes como Sandrine Bonnaire e Juliette Binoche, terá 8 filmes seus a serem exibidos na Cinemateca Portuguesa.

Os realizadores Laurent LarivièreDiastème e Thomas Lilti vão marcar presença, assim como o produtor Emmanuel Barraux e a argumentista Baya Kasmi.

A RTP2 junta-se a este ciclo de cinema e, de 3 a 24 de outubro, vai exibir um total de cinco filmes:

3 de outubro: Les Adieux à la Reine (Adeus minha rainha) – Benoît Jacquot;

10 de outubro: La Graine et le mulet  (O Segredo de um cuzcuz)  – Abdellatif Kechiche;

19 de outubro: La Vie d’Adèle (A vida de Adèle) – Abdellatif Kechiche;

24 de outubro: De rouille et d’os (Ferrugem e Osso) – Jacques Audiard;

31 de outubro: Irène – Ivan Calbérac.

Pode obter mais informações sobre este evento e consultar toda a programação clicando aqui.

Comentários