A 25ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema terminou a 16 de julho com o anúncio dos premiados. Como habitual, as extensões do festival vão apresentar em diferentes pontos do país algumas das curtas-metragens galardoadas no festival.

As extensões do 25º Curtas Vila do Conde, que arrancaram a 17 de julho e prolongam-se até outubro, apresentam uma seleção de filmes, nacionais e internacionais, para adultos e crianças, em diferentes cidades: Braga, Porto, Lisboa, Coimbra, Vila Real, Leiria, Caldas da Rainha, Setúbal, Castro Verde, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

No programa “Best of Curtas Vila do Conde” serão apresentados os filmes “My Burden” de de Niki Lindroth Von Bahr (Prémio Melhor Animação); “Retouch” de Kaveh Mazaheri (Prémio do Público Niepoort da Competição Internacional); “Surpresa” de Paulo Patrício (Prémio do Público SPA da Competição Nacional) e “Os Humores Artificiais” de Gabriel Abrantes (Prémio Blit para Melhor Realizador).

Nesta 25ª edição, o Curtas Vila do Conde apresentou uma extensa carta branca composta por filmes exibidos no festival em anos anteriores e escolhidos por 25 personalidades. No programa das extensões será apresentado um excerto dessa carta branca com: “The Dam Keeper” de Robert Kondo e Dice Tsutsumi, a escolha de Manuela Azevedo (Clã); “A Story for the Modlins” de Sergio Oksman, uma escolha de Eduardo Brito; e “Bicicleta” de Luís Vieira Campos, o filme escolhido pelo jornalista Ricardo Alexandre.

A pensar nos mais novos, a sessão “Curtinhas” apresenta os premiados nesta competição do festival onde o próprio júri é composto por crianças: “Jubilee” de Coralie Soudet, Charlotte Piogé, Marion Duvert, Marion El Kadiri e Agathe Marmion (Menção Honrosa M/3); “Lost in Spring” de Fred Leao Prado Wall (Menção Honrosa M/6); e “Revolting Rhymes, Part One” de Jakob Schuh (vencedor do Prémio MAR Shopping do Curtinhas).

Em Lisboa, a Cinemateca Portuguesa recebe dois programas especiais apresentando, esta segunda-feira, uma seleção de filmes portugueses – “Coup de Grâce” de Salomé Lamas, “Os Humores Artificiais” de Gabriel Abrantes, “Farpões Baldios” de Marta Mateus e “Où En Êtes-vous João Pedro Rodrigues?” de João Pedro Rodrigues – e, amanhã, um Best of Internacional com “My Burden” de Niki Lindroth von Bahr (Prémio Animação), “Los Desheredados” de Laura Ferrés (Prémio Melhor Curta-Metragem Europeia), “O Peixe” de Jonathas de Andrade (Melhor Documentário) e “Les Îles” de Yann Gonzalez (Prémio Ficção).

Entre 22 e 24 de setembro, os Fóruns FNAC do NorteShopping, Gaia Shopping, MAR Shopping e Santa Catarina exibem, em sessões gratuitas, os filmes “Surpresa” de Paulo Patrício, “De Gente se Fez História” (Prémio Take One!) e “Os Humores Artificiais” de Gabriel Abrantes.

Curtas Vila do Conde no Festival Scope

Até 30 de julho, a plataforma online Festival Scope vai disponibilizar, para visualização gratuita, sete filmes que integraram a 25ª edição do Curtas Vila do Conde: “Coelho Mau” de Carlos Conceição; “Où En Êtes-Vous, João Pedro Rodrigues?” de João Pedro Rodrigues; “The Watershow Extravaganza” de Sophie Michael; “Burning Mountains That Spew Flame” de Helena Girón e Samuel M. Delgado; “This Is Not an Olive Tree” de Carlos Arteiro; “Chika, the Dog from the Ghetto” de Sandra Scheissl; e “All Small Bodies” de Jennifer Reeder.

A sessão, disponível em https://www.festivalscope.com/all/festival/curtas-vila-do-conde-online/2017, é gratuita mas limitada a 300 bilhetes por filme.

Curtas Vila do Conde na Filmin

A Agência da Curta Metragem e o Curtas Vila do Conde colaboram, este ano, com a Filmin, a nova plataforma VoD portuguesa dedicada ao cinema independente, na apresentação de uma programação especial online dedicado a Miguel Gomes e João Nicolau, que se destacaram nos últimas edições do Curtas Vila do Conde, e a Carlos Conceição e Laura Gonçalves, que apresentaram os seus novos filmes na sessão competitiva da última edição do festival.

Estarão disponíveis para visualização: “O Cântico das Criaturas”, de Miguel Gomes, (Prémio Melhor Filme Português em 2016); “Boa Noite Cinderela” de Carlos Conceição (Prémio TAP em 2014); “Gambozinos” de João Nicolau (Menção Honrosa Curtinhas em 2013); “Três Semanas em Dezembro” de Laura Gonçalves; e “A Glória de Fazer Cinema em Portugal” de Manuel Mozos e “Stokkur” de João Salaviza.

Filmin.pt é uma plataforma VoD com centenas de filmes disponíveis através da web, telemóveis, tablet e smart tv.

O 25º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema tem o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, do Ministério da Cultura, do Instituto do Cinema e Audiovisual, do programa MEDIA/Europa Criativa e de vários parceiros imprescindíveis à realização do festival.

Comentários