La Dame Blanche está de volta a Lisboa para um concerto no Musicbox a 14 de outubro. Yaite Ramos Rodriguez vem apresentar o seu mais recente álbum.

Tendo começado o seu percurso como flautista clássica, formada na Escuela Nacional de Arte, foi em Paris que o alter-ego La Dame Blanche nasceu, projecto orientado pelo hip-hop e pela electrónica.

De um percurso musicalmente variado resulta então uma sonoridade eclética que mistura sonoridades mais electrónicas e dançáveis com os ritmos cubanos como a cumbia ou jazz latino, herdados do seu pai Jesus “Aguaje” Ramos, notável trombonista cubano e director artístico da Orquestra Buena Vista Social Club. Nesta mescla sónica, a flauta continua a ser uma presença central na música de La Dame Blanche, conferindo motivos bucólicos às melodias combativas.

É assim que La Dame Blanche se assume como storyteller, dando voz aos episódios vividos entre Cuba e Paris, contados na primeira pessoa ou através de personagens, reais ou imaginadas, evocando nos seus versos a sua força enquanto mulher negra e santera. Depois da sua estreia em 2014 com Piratas, em 2 La Dame Blanche, sempre com a mesma garra na palavra cantada, apresenta-se com uma sonoridade mais definida e matura, transmitindo um equilibro perfeito entre os ritmos latinos e os ritmos electrónicos.

Os bilhetes estão à venda nos locais habituais e têm o custo único de 10€.

Comentários