A obra-prima de Raúl Ruiz, “Mistérios de Lisboa” – multi-premiada mundialmente, vencedora do prémio Louis Delluc para melhor filme francês, do Satellite Award para melhor filme – um dos mais prestigiados prémios da indústria americana – e galardoada com a Concha de Prata no Festival de San Sebastián, será reposta nas salas e reeditada em DVD a 25 de agosto.

Passados 5 anos sobre a morte de Raúl Ruiz (e 75 sobre o seu nascimento) e no ano que se celebra o sexto aniversário da estreia em sala de Mistérios de Lisboa, a Leopardo Filmes repõe a obra ímpar na história do cinema português, nas salas de cinema em Lisboa e por todo o país. Serão exibidos o filme e a série de seis episódios numa edição remasterizada. Paralelamente será também reeditado o DVD do filme.

Considerado pela crítica como um dos melhores filmes do Século XXI, a obra de Raúl Ruiz, com argumento de Carlos Saboga, adaptado do texto de Camilo Castelo Branco, percorreu o mundo desde a sua estreia em 2010, tendo estreado comercialmente em mais de 15 países, passando por mais de duas dezenas de festivais e sido distinguida com 18 dos mais prestigiados prémios nacionais e internacionais. O filme foi ainda considerado o melhor pelas mais conceituadas publicações a nível internacional: Cahiers du Cinéma, Les Inrockuptibles, Film Comment, Le Monde, The New York Times.

Confirmando um percurso sem precedentes no cinema português, em 2016, “Mistérios de Lisboa” percorre ainda o circuito das salas comerciais, tendo estreado recentemente na Argentina onde, mais uma vez, conquistou a crítica e o apelo dos espectadores.

Para além da reposição de “Mistérios de Lisboa” nas salas de cinema, irão ser promovidos uma série de encontros e debates – com actores, equipa, críticos e realizadores – em torno do filme, que tem exibição garantida em Lisboa, no Cinema Monumental, e em diversas salas pelo país fora, tendo já sido asseguradas sessões no Porto, Coimbra, Braga, Setúbal e Figueira da Foz.

SESSÕES ESPECIAIS EM LISBOA

CINEMA MONUMENTAL (Cine-Teatro) | Sessões das 15h – Conversas no final das sessões

Domingo (28/08) – Conversa com o Elenco e Equipa de Mistérios de Lisboa

Quarta-Feira (31/08) – Conversa com Maria Antónia Oliveira (autora, especialista na obra de Camilo Castelo Branco), Mário Jorge Torres
(crítico de cinema) e Rui Cardoso Martins (escritor)

Sábado (3/09) – Conversa com Carlos Saboga ( argumentista de Mistérios de Lisboa , realizador) e António-Pedro Vasconcelos
(realizador)

NOS CINEMAS A 25 DE AGOSTO

Comentários