Texto: Susana Ribeiro

Bruce Springsteen actuou no primeiro dia do Rock in Rio, onde fechou o palco mundo. Numa actuação enérgica e que levou o público ao delírio, o cantor foi convidado para um casamento, chamou uma fã ao palco e deixou-se abraçar pelo público. A grande surpresa da noite foi a presença de Adele que não resistiu a ver o “Boss” no Parque da Bela Vista.

No primeiro dia do festival, o palco mundo foi inaugurado com o Rock in Rio Musical, que comemora os 30 anos de festival e juntou vários artistas em palco. Entre cantores e performers não faltou uma cara conhecida dos portugueses pela participação em Porta dos Fundos, a actriz Thati Lopes que dividiu palco com Isaac Alfaiate, o único actor português a participar na peça.

Pelo palco mundo passou também a banda galesa Stereophonics, que regressa a Portugal três anos depois de actuarem no festival NOS Alive, no Passeio Marítimo de Algés em 2013. A banda conta com 9 discos editados, em mais de 20 anos de carreira.

Quem não poderia deixar de marcar presença no palco mundo são os portugueses Xutos e Pontapés, que fazem o pleno e, em sete edições do festival, actuaram sete vezes. Com músicas bem conhecidas do público, os repetentes levaram a multidão a entoar sucessos como “À minha maneira”, “Maria” e terminar com a icónica “Casinha” que fez os presentes no Parque da Bela Vista cantarem em uníssono.

No entanto, a actuação da noite e a mais aguardada foi a de Bruce Springsteen que entrou em palco a cantar Badlands para cerca de 67 mil pessoas presentes. Entoando êxitos como She’s the One, The River e The Rising entre muitos outros. Num concerto marcado pela proximidade com o público, durante a prestação de Hungry Heart o cantor desceu ao público sorridente pelo qual se deixou abraçar, cumprimentando o público e lendo os cartazes. Num dos cartazes foi convidado para um casamento – com data e local assinalado – e num outro lia-se “F*ck Trump”. Para o palco levou o cartaz que dizia Promissed Land, e em jeito de discos pedidos, foi mesmo a música que se seguiu. O momento alto da noite ocorreu durante Born in the USA onde o mar de gente que inundava o Parque da Bela Vista entoou a música como se de um hino se tratasse. Numa noite de emoções, nem Adele faltou ao concerto do músico. A cantora ficou a assistir ao concerto na housemix, assim como Bill Clinton fez, quando assistiu ao concerto dos Rolling Stones em 2014. Adele está em Lisboa para os concertos que dará sábado e domingo no MEO Arena.

Comentários