A banda sonora do filme de animação “Coco” chega às lojas no próximo dia 17 de novembro. A versão em CD já está disponível em regime de pré-venda.

“Coco” é um dos filmes de animação da Disney•Pixar mais aguardados da temporada e em breve será também editada a banda sonora. O filme conta com música original do compositor oscarizado Michael Giacchino, uma canção dos também oscarizados Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez, e canções compostas por Germaine Franco e pelo co-realizador e argumentista Adrian Molina. Também faz parte da equipa o consultor musical Camilo Lara, do Mexico Institute of Sound. Os cantores vencedores de Grammys Miguel e Natalia Lafourcade juntam-se para interpretar a canção dos créditos finais do filme, “Remember Me”.

“Coco” conta a história de Miguel, de 12 anos, um aspirante a músico que ambiciona seguir o caminho do seu ídolo, apesar da sua família ter-lhe banido a música. “‘Coco’ tem a música no seu ADN”, disse o realizador Lee Unkrich.

“Coco” conta com música original do compositor Michael Giacchino, que compôs a banda-sonora do premiado filme da Disney•Pixar “Up”. “Quando vi o ‘Coco’ surgiu-me um mosaico de emoções”, disse Giacchino. “Fez-me pensar na minha família e nas minhas relações com os meus familiares em Itália. O filme fala a todas as pessoas.”

Giacchino trabalhou com Franco, que compôs a banda sonora de “Dope” (2015), para supervisionar as orquestrações e concretizar um som específico e envolvente. Franco explorou uma vasta gama de sonoridades e instrumentos tipicamente mexicanos, incluindo um guitarrón, a harpa folclórica, uma quijada, charchetas, jaranas, requintos, marimba, entre outros instrumentos.

A banda sonora foi gravada em agosto com uma orquestra de 83 elementos.

“Coco” conta ainda com várias canções tradicionais mexicanas, que dão vida à cidade natal de Miguel, Santa Cecilia. Franco e o consultor musical Camilo Lara, do Mexian Institute of Sound, foram desafiados a criar um mapa sonoro do mundo de Miguel, com a ajuda dos consultores culturais Benjamín Juárez Echenque e Marcela Davison Avilés.

Já Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez, os autores da canção vencedora de um Óscar “Let it Go”, de “Frozen”, assinam o tema “Remember Me”, cuja versão nos créditos finais é interpretada por Miguel e Natalia Lafourcade, sendo produzida por Miguel e Steve Mostyn. “A canção é especial porque é sobre a família e lembrarmo-nos de onde viemos”, afirma Miguel, que venceu o seu primeiro Grammy em 2013.

Entre as canções originais que integram também a banda sonora de “Coco” estão “Un Poco Loco”, “Everyone Knows Juanita”, “The World Es Mi Familia” e “Proud Corazón”, que dão cor à história inspiradora da personagem Miguel e do filme “Coco”.

O disco chega às lojas no próximo dia 17 de novembro, enquanto o filme estreia a 23 de novembro.

Comentários