A banda Sonora do documentário “Chasing Trane: The John Coltrane Documentary” será lançada em CD, duplo vinil e formato digital a 17 de novembro.

O documentário “Chasing Trane: The John Coltrane Documentary”, de John Scheinfeld, será lançado em DVD e Blu-ray com material bónus exclusivo. No mesmo dia, será lançada a banda sonora do filme, “Chasing Trane: The John Coltrane Documentary Original Soundtrack”, em CD, duplo vinil de 180 gramas e em formato digital. O percurso de John Coltrane enquanto homem e artista é retratado em “Chasing Trane”, que reflete ainda sobre o contexto social, político e cultural da época. O filme é o olhar definitivo sobre o músico e compositor que destruiu fronteiras e cuja influência continua a sentir-se em todo o mundo.

Escrito e realizado por John Scheinfeld, “Chasing Trane: The John Coltrane Documentary” é um retrato rico e cativante de um artista único que nos revela os acontecimentos mais importantes, as paixões, experiências e desafios que moldaram a vida de John Coltrane e a sua música revolucionária. Este filme é produzido por Spencer Proffer, John Beug, Scott Pascucci e Dave Harding com o apoio da família Coltrane e das editoras que, coletivamente, gerem o catálogo de Coltrane. Os DVD e Blu-ray de “Chasing Trane” incluem um booklet com um ensaio de Scheinfeld e fotografias raras vistas no filme. O booklet da banda sonora também inclui fotos raras do filme e um ensaio do jornalista Ashley Kahn, que também participa no documentário.

“Chasing Trane: The John Coltrane Documentary” conta com vídeos caseiros nunca antes vistos de Coltrane, imagens de arquivo de Coltrane e da sua banda em estúdio (descobertas numa garagem na Califórnia, durante a produção do filme), além de centenas de fotografias inéditas e atuações televisivas raras um pouco por todo o mundo. Esta é uma história de demónios e trevas, de persistência e redenção. Acima de tudo, esta é a incrível viagem espiritual de um homem que se encontrou e, no processo, criou um corpo de trabalho extraordinário e icónico que transcende todas as fronteiras geográficas, de raça, religião e idade.

A história incrível de John Coltrane é contada pelos músicos que trabalharam com ele (Sonny Rollins, McCoy Tyner, Benny Golson, Jimmy Heath, Reggie Workman), músicos que se inspiraram na sua arte destemida e na sua visão criativa (Common, John Densmore dos The Doors, Wynton Marsalis, Carlos Santana, Wayne Shorter, Kamasi Washington), pelos filhos e biógrafos de Coltrane, e admiradores bem como conhecidos como o presidente Bill Clinton e Dr. Cornel West. Apesar de Coltrane não ter participado em nenhuma entrevista televisiva e de ter gravado poucas entrevistas de rádio, a sua presença no filme é constante e vibrante, através das suas atuações e dos pensamentos que expressou durante entrevistas a várias publicações impressas. Em “Chasing Time”, as palavras de John Coltrane são ditas por Denzel Washington.

A 17 de novembro, no mesmo dia em que será também lançada a banda sonora de “Chasing Time”, o Grammy Museum, em Los Angeles, vai inaugurar uma nova exposição de John Coltrane, intitulada “Chasing Time: Coltrane’s Musical Journey Transcended”. Esta exposição conta com fotografias raras, gravações áudio da digressão japonesa de Coltrane em 1966, manuscritos e vários instrumentos musicais.

Comentários